Pep Guardiola confirma minha teoria de CM

Vou mandar meu currículo do CM 2010 pro Remo se aparecer um sheik em Belém

Esses rumores que o Pep Guardiola, além de já estar numa espécie de pré-contrato com o Bayern, já anda até apitando nas futuras contratações é algo do Bizarro Novo Mundo que eu ainda não havia visto.

Imagine você, trabalhando numa empresa, tendo que assistir seu sucessor às voltas pelos bastidores, cagando & andando pra sua futura condição de desempregado e fazendo exigências de contratos ao teor do cafezinho. Bem, pelo menos tá todo mundo sendo muito sincero… O ruim é que seus comandados já estão se coçando pra procurar emprego em outro lugar – cientes de que a presença de Pep vai atrair colegas de trabalho de altíssimo gabarito pra disputar posição. É o caso de Nils Petersen, que apesar de ser um cara capacitado, já tem falado em tom de despedida. Não sei classificar a atitude dele como insegurança ou um senso apuradíssimo de oportunidade. O fato é que ninguém discorda do Petersen quando repara que ele vai ter que disputar uma só vaga (no esquema do Bayern só cabe um ponta-de-lança) com: Mario Gomez, o ‘super mario’; Claudio Pizarro, o experiente; Mandzukic, a revelação; Lewandowski, trazido à força (20 milhões de euros) do Borussia; e um top 5, Falcão Garcia, cuja compra ainda tá na fase da especulação.

Mas, picuinhas de bastidores à parte, as contratações que vêm sendo relacionadas com a chegada de Guardiola me chamaram a atenção pro seguinte: tenho que mandar meu currículo do CM pro Remo. Apesar das minhas teorias esdrúxulas de que baixinhos jogam mais e que em time de quinta 90% do treinamento é correria e chute (porque eles não tem habilidade mesmo), Pep confirma minha tese de que, em primeiro lugar, o papo é chegar apavorando o setor ofensivo.

Não adianta muita coisa o cara ter um Messi na equipe e se contentar por ali mesmo. Comparando Corinthians e Santos, por exemplo: o Guerrero chegou ali e foi sacudindo os ânimos sem nem falar português direito. Os caras até hoje estão tensos, jogando sangue no campo. A cara do Émerson Sheik quando o assunto é Alexandre Pato é um filme de drama psicológico. Enquanto ele anda nervosinho errando pênalti, Guerrero fez dois e o Pato marcou o de estreia em quinze minutos. É muita disputa, até o herói do time vai ter que repensar suas condições e se esforçar duas vezes mais pra continuar sustentando a fama. Do outro lado, no Santos, é aquela mesma novela de sempre: Neymar pedalando pra lá, Neymar pedalando pra cá, e um elenco que se desfaz a cada seis meses. Numa posição onde o ganha pão do sujeito é fazer gol de bunda, mas não deixar de fazer, é fundamental criar competitividade senão o cara fica lá, relaxadão. Como dizia o sábio Dadá Maravilha: “não existe gol feio, feio é não fazer”. A Tuna Luso é o time que menos leva a sério esse verdadeiro aforismo da filosofia moderna.

Resumindo: se pego uma finança quebrada no CM, imito o Guardiola e descarrego tudo nos homens de frente. Com o tempo vou arrumando a cozinha, trocando zagueiros, arriscando um meia técnico, preparadores de alto nível, etc.

Pode ser um tiro no pé. Seres humanos são difíceis mesmo e tendem a se acomodar com a maturidade de uma situação, isso é um fato essencial especialmente para os nascidos abaixo da linha do Equador. Por isso mesmo é preciso movimentar as peças pra criar um clima tenso no ar, de propósito. Evidente, o cara tem que conter os estrelismos (e domínio da língua local) pra não pagar de Felipão em Londres. Mas duvido muito se um Pizarro, vendo o Falcão Garcia no auge, não vai se forçar a dar os últimos lampejos de genialidade antes de por as barbas de molho. Uma hora todo mundo tem que ir embora mesmo – mas um cara de alto nível, acostumado a ganhar muita grana pra fazer o que faz, não vai querer manchar sua reputação se despedindo melancolicamente.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s